top of page

Blog #2 - Beladona HQ

  • bardocarina
  • 13 de fev. de 2016
  • 4 min de leitura

Ola pessoal, como vocês estão? Hoje trago a vocês uma historia linda e pavorosa: Beladona.

A pouco tempo eu comecei a fazer um curso de desenho, mais especificamente historia em quadrinhos (HQ). E lá existe um acervo crescente de materiais para referencia. Em outras palavras, revistas e mais revistas de diferentes tipos de quadrinhos.

E no meu primeiro dia o professor mostrou algumas revistas pra mim e a outros possíveis alunos que apareceram mais tarde para se informar sobre as aulas. E foi aí que eu vi essa linda capa!!!

Clique na imagem para ler

SIM!! É LINDA SIM!!

(minha namorada e eu costumamos dizer que nos temos um gosto meio estranho... :D)

Ele disse que era uma ótima obra e que os quadrinhos estão lá pra gente, e que se nos quiséssemos, poderíamos levar um ou outro pra casa. E foi o que eu fiz. Confesso que quando eu estava lendo, dentro de um ônibus, eu ficava fazendo comentários em voz baixa do tipo: “nóóó...”, “eita...”, “p**ra!” o tempo todo. E a cada pagina minha cabeça se enterrava mais e mais dentro do encadernado. Algumas pessoas me olharam meio estranho, mas eu já não tava nem ai! :D

Então, vamos para um pequeno resumo da obra e algumas informações: No começo, Beladona era uma web serie de HQ, ou seja, quadrinhos on-line. Ela começou a ser disponibilizada gratuitamente pelo portal de quadrinhos Petisco desde dezembro de 2011. Uma pagina por semana. Com sua historia medonha e perturbadora, narrativa excelente, cores, traço e a fluência entre os quadros ajudam os leitores a imergirem na historia e nos sentimentos contidos nela. Não é pra menos que a obra recebeu indicações em dois anos consecutivos como melhor Web Quadrinho no conceituado prêmio HQ Mix, o maior e mais prestigiado prêmio da área de quadrinhos no Brasil. O apuro técnico rendeu a Denis uma indicação como Desenhista Revelação no mesmo prêmio. - Curiosidade: Beladona, nome popular da planta Atropa belladonna, a planta mais tóxica do ocidente. O nome Atropa é inspirado em Átropos, que na mitologia grega, era uma das três parcas que controlavam o destino, sendo ela a responsável pelo corte da linha da vida. HISTORIA:

Samantha é uma menina atormentada por pesadelos terríveis todos os dias desde os 7 anos de idade. No entanto, tais pesadelos não são mero acaso. A história se passa em dois mundos: Primeiro o mundo real, especificamente no Rio de Janeiro. Mas não o das praias, nem nenhum dos estereótipos, apenas se passa na cidade e isso pode ser visto eventualmente, como no Colégio Pedro II onde a personagem estuda além de uma passagem pela Lapa e demais detalhes de ambientação. Segundo, e que na verdade é onde se passa a maior parte de nossa história: um mundo que chamaremos a principio de 'mundo dos pesadelos'. Não é utilizado um nome especifico para esse 'mundo dos pesadelos', mas se revelará como sendo muito mais do que mero palco para sonhos ruins, e qualquer detalhamento nesse sentido poderia estragar muitas surpresas que valem a pena dentro da história. Nesse mundo dos pesadelos, Samantha é perseguida constantemente por espíritos que a atormentam e que claramente desejam seu mal, mas isso tudo tem um propósito sinistro e que a levará a uma jornada com momentos de superação, descoberta, euforia, depressão e violência. O terror empregado em Beladona também varia, passeando pelo terror de susto no primeiro capítulo, subindo ao terror psicológico no segundo, e o clima de terror não se limita ao mundo dos pesadelos. O suspense impregna a história do início ao fim, o que vêm deixando muitos dos leitores regulares da história no site em apuros ao ter de esperar uma semana para ler a página seguinte. Roem unhas, arrancam os cabelos... Autores:

Ana Recalde

Fascinada por cinema e quadrinhos desde cedo, a Sul Mato Grossense Ana Recalde sempre teve muitas histórias para contar. A escrita que se apresentou como um caminho natural, rendeu-lhe contos, crônicas, personagens, inspirações e influencias que culminaram nas páginas da Patre Primordium. Vive atualmente no Rio de Janeiro e já publicou também na revista Quadrinhópole, edição especial Ficção Científica. BLOG: anarecalde.blogspot.com

Denis Mello

Quadrinista, universitário, professor, ilustrador… De sua base secreta em Niterói, tem produzido alguns quadrinhos bem legais, como ‘Palestina: As Pedras do Caminho’, ‘Justiça 40º: Maria da Penha’ e HQs pro jornal ‘O Meu Vascão’, apesar de ser Mengão. Essas primeiras incursões nas HQs foram parcerias com escritores, e com ‘Saidêra’ começou a trilha de desenhar suas próprias histórias, além de eventualmente colaborar com a revista digital Monotipia e ‘quadrinizar’ uma vaca para a Cow Parade, a ‘Comic Cow’, que também rendeu um fanzine. Hoje é professor do Senac, aluno da Belas-Artes da UFRJ e topou a aventura em terror de Beladona por gostar de variar as temáticas das HQs em que se envolve… Com exceção de ‘Saidêra’, afinal, os assuntos do copo sempre terão nele um grande arauto!

-Fica a minha indicação pra quem gosta de sentir um friozinho na barriga. -

_______________________________________________________________________________

Fontes https://www.catarse.me/beladona http://petisco.org/beladona/ http://petisco.org/series/beladona/

Comentários


Siga
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
DESTAQUE
Tags
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page